ONG ChildFund Brasil lança cartilhas com atividades lúdicas para apoiar mães, pais e cuidadoras e cuidadores
Janeiro, 2023 – Crianças se desenvolvem, principalmente, enquanto brincam. Desenvolver o aspecto socioemocional é fundamental, já que trabalha habilidades que serão necessárias ao longo da vida e que, com o estímulo adequado, podem ser conquistadas com mais intensidade na infância. O ChildFund Brasil, em parceria com a The LEGO Foundation, lançou, no ano passado, o projeto ‘Brinca e Aprende Comigo’, que agora disponibiliza para download gratuito a cartilha Bora Brincar – Pequeno guia de brinquedos e brincadeiras para promover as aprendizagens socioemocionais. O material traz informações essenciais sobre aprendizagens socioemocionais, com dicas práticas sobre como trabalhá-las no cotidiano com as crianças.
Trabalhar o desenvolvimento socioemocional traz o aprendizado sobre quem somos, do que gostamos ou não, e como administrar e comunicar esses sentimentos. Também desenvolve a empatia e o relacionamento com outras pessoas. “Quando colaboramos com o desenvolvimento socioemocional da criança, também damos ferramentas para a criatividade e para lidar com mudanças e imprevistos, além do autocontrole e da memória”, explica Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo.
As brincadeiras devem incorporar todas as crianças, independente do gênero e diversidades, sem diferenciar brincadeiras de meninos ou meninas. “Não é ruim os meninos crescerem achando que não precisam cuidar de casa? Ou as meninas achando que saber coisas ligadas à ciência não é para elas?”, argumenta Rebehy. “As regras para viver em sociedade também são trazidas durante a brincadeira, de forma mais leve. Uma infância com brincadeiras e afeto resultará em adultos com mais chances de continuarem a perpetuar o respeito”, completa Maurício Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil.
A cartilha
A cartilha Bora Brincar – Pequeno guia de brinquedos e brincadeiras para promover as aprendizagens socioemocionais foi elaborada por especialistas em infância do ChildFund Brasil e conta com orientações para mães, pais, cuidadores e cuidadoras, além de opções de brincadeiras separadas por faixa etária, de zero a 8 anos. Para baixar a cartilha, acesse o site do projeto Brinca e Aprende Comigo.
Abaixo, algumas dicas para deixar o aprendizado cheio de brincadeiras:
1. Apoie e elogie as tentativas e o processo das crianças. “Percebi que você se esforçou bastante para colocar o suco no copo sem deixar cair. Muito bem!”;
2. Estimule conversas sobre os sentimentos, pergunte como a criança está se sentindo e deixe-a responder da sua maneira. Acolha sua resposta com respeito e carinho, mesmo que sejam sentimentos com os quais muitas vezes nós, adultos, temos dificuldade de lidar, como a raiva e a tristeza;
3. Faça perguntas para que a criança precise pensar para responder. Durante uma caminhada pelo bairro, por exemplo, diante de uma semente caída na calçada você pode instigá-la com perguntas do tipo: “como será que essa semente veio parar aqui?” ou “o que será que aconteceu com essa semente que caiu no chão?”;
4. Permita que a criança faça algumas escolhas, por exemplo, a roupa que usará ou o livro de histórias que quer ouvir;
5. As crianças aprendem muito observando os adultos. Quando for o caso, peça desculpas, diga que você também erra e que, às vezes, também não sabe lidar com algumas situações;
6. Aceite o erro como parte das aprendizagens. Errar é uma forma valiosa de aprender, para a criança e para os adultos também;
7. Estimule a criança a explorar o mundo, a brincar livremente por meio da imaginação, do faz de conta, com outras crianças, com elementos da natureza, animais de estimação, mesmo que esteja em local pequeno e sem brinquedos especiais. O brincar é simples e profundo. E pode trazer muitos benefícios para as crianças – e também para os adultos!
Sobre o ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que essas pessoas tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial.
Atualmente, a ONG está presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo). Para realizar esse trabalho que impacta positivamente na vida de mais de 110 mil pessoas, entre elas cerca de 60 mil de crianças e adolescentes, a organização conta com a doação de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos. A fundação do ChildFund Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 24 países e que gera impacto positivo na vida de 16,2 milhões de crianças e suas famílias.
A organização foi eleita a melhor ONG para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021) e está, também, entre as 100 melhores por 5 anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs. Para mais informações, acesse o site.