Parceria faz parte do projeto Brinca e Aprende Comigo, que incentiva a parentalidade lúdica como meio para desenvolvimento do potencial infantil
Janeiro, 2023 – Representantes do ChildFund Brasil e da The LEGO Foundation estiveram no Ceará visitando instituições parceiras da organização brasileira e do governo, a fim de estreitar parcerias para desenvolver o projeto Brinca e Aprende Comigo, que traz a parentalidade lúdica como meio para o desenvolvimento do potencial infantil.
O projeto irá atender, inicialmente, 12,5 mil crianças de zero a oito anos e mais de 6 mil mães, pais e cuidadores (as) nos estados do Ceará e Minas Gerais por meio de 12 parceiros locais, totalizando 37 municípios.
No Ceará, duas instituições parceiras receberam visita de Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo do ChildFund Brasil, Gabriel Barbosa, gerente de programas e advocacy do ChildFund Brasil e Andrea Hernandez, gerente de programas da The LEGO Foundation.
O grupo reuniu-se com Dagmar Soares e Laécia Amorim, representantes do Governo do Ceará, em Fortaleza. Houve encontros, também, com gestoras das organizações sociais parceiras: AUPP – Associação Unidos para o Progresso, de Limoeiro do Norte e do MAFO – Movimento de Ajuda Familiar de Ocara, município da região metropolitana da capital cearense.
A parentalidade lúdica é aquela em que cuidadoras e cuidadores mediam as interações da criança com o mundo, propondo relações baseadas no vínculo afetivo, respeito e aprendizado mútuo, sempre respeitando o brincar, o desenvolvimento integral e a construção de relações horizontais e sensíveis, que considerem todas as existências.
O projeto
O projeto Brinca e Aprende Comigo é uma parceria entre o ChildFund Brasil e a The LEGO Foundation que abrange seis países (Brasil, Etiópia, Guatemala Honduras, México e Uganda) e nasceu da visão de que o desenvolvimento infantil tem suma importância na formação das pessoas. A iniciativa proposta parte da implementação bem-sucedida do projeto Atitudes parentais lúdicas em domicílios na Guatemala apesar do Covid-19, e a intenção é adaptar e transferir conhecimento e estratégias dos programas Venha brincar comigo e Brincando e aprendendo em casa em comunidades vulneráveis, desenvolvidos respectivamente na Guatemala e no México.
Durante a pandemia da Covid-19, observou-se globalmente um tensionamento no ambiente familiar, além de crescimento no número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. “No entendimento do ChildFund Brasil e da The LEGO Foundation, esse contexto demanda ações para fazer intervenções positivas no ambiente familiar conscientizando as famílias sobre a parentalidade lúdica”, explica Anette Trompeter, diretora executiva do ChildFund Brasil.
“O brincar entre pais e filhos, desde o nascimento até os três anos de idade, pode impactar na vida de ambas as partes. Um vínculo duradouro entre pais e filhos pode ser estabelecido por meio de interações lúdicas, estabelecendo as bases para um relacionamento positivo e saudável que pode crescer ao longo da infância”, afirma Andrea Hernandez, gerente de programas da The LEGO Foundation.
A importância do envolvimento, não só de pais e cuidadores, mas de toda a sociedade faz diferença no desenvolvimento infantil. “O vínculo familiar é muito importante, mas quando falamos que é nossa responsabilidade engloba toda a sociedade. Cada pessoa que tem contato com a criança tem responsabilidade no processo de desenvolvimento dela”, pontua Gabriel Barbosa, gerente de programas e advocacy do ChildFund Brasil.
O trabalho com as Organizações Sociais Parceiras (OSPs) se articula no contato com as famílias e na divulgação dos conteúdos nas comunidades. “As tecnologias modernas e tradicionais são utilizadas para envolver os responsáveis nas atividades parentais lúdicas, tanto presencialmente quanto por meio de rádio e também outros métodos, como carro de som”, esclarece Sofia Rebehy, gerente do projeto Brinca e Aprende Comigo no ChildFund Brasil. “Haverá, ainda, a disseminação de materiais educativos via WhatsApp, incluindo também mensagens informativas sobre a Covid-19”, completa.
O lançamento oficial do projeto aconteceu na sexta-feira, dia 05/08, com o Seminário Brinca e Aprende Comigo, desenvolvendo potencialidades. O evento aconteceu em Brasília, e está disponível no canal do ChildFund Brasil no YouTube.
Além de representantes do ChildFund Brasil e da gerente de programas da The LEGO Foundation, Andrea Hernandez, estiveram presentes no debate sobre direitos das crianças e adolescentes Fernanda Monteiro, secretária adjunta da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; Diego Alves, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Angela Gandra, secretária nacional da família.
Sobre o ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil, fundado em 1966, com sede nacional em Belo Horizonte (MG) e presente em sete estados brasileiros (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e São Paulo) é uma organização que atua na promoção e na defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial.
A organização faz parte de uma rede internacional – associada ao ChildFund International e ao ChildFund Alliance – presente em 70 países e que gera impacto positivo a 23 milhões de crianças e suas famílias. No Brasil, beneficia a vida de mais de 110 mil pessoas, sendo cerca de 60 mil crianças e adolescentes, tendo sido eleita a melhor ONG para Crianças e Adolescentes do país por três anos (2018, 2019 e 2021) e com presença, também, entre as 100 melhores por cinco anos consecutivos pelo Prêmio Melhores ONGs.
Para realizar este trabalho, conta com a contribuição de pessoas físicas – principalmente por meio do programa de apadrinhamento – e também de doações de empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.
Sobre The LEGO Foundation
A LEGO Foundation busca redefinir o brincar e re-imaginar o aprendizado, construindo um futuro no qual o aprender, por meio do brincar capacite as crianças a se tornarem pessoas criativas e engajadas; e que desenvolvam, ao longo da vida, habilidades intelectuais, emocionais, sociais e criativas para atuarem em suas famílias, comunidades e na sociedade. A LEGO Foundation promove mudanças sistêmicas e escaláveis em parceria com outras pessoas e organizações, transformando atitudes e comportamentos em aprendizado, por meio de brincadeiras.